segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vamos viajar?!

Por: Elias Rezende - eliastere@gmail.com

Já decidiu qual será o próximo destino das suas férias?

Após trabalhar durante 1 ano as pessoas merecem 30 dias de descanso, esse período deve ser programado para não desperdiçar nenhum minuto. Algumas preferem viajar para fora do país, outras gostam de conhecer lugares bem calmos ou badalar em cidades noturnas. Além disso, existem roteiros para conhecer lugares paradisíacos. Ao longo dessa semana confira alguns destinos e dicas para aproveitar o período de férias.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina esconde lugares exuberantes, ecológicos e radicais. Você poderá treinar seu espírito aventureiro.

O Vale do Capão é uma é uma opção para as pessoas que querem fazer grandes aventuras. Localizado a 445 km de Salvador, o local esconde surpresas. Algumas pessoas chegam a ficar emocionadas de tanta beleza. Reserve no mínimo 4 dias de suas férias para passar no Vilarejo.

Para chegar ao local, existem três opções de transporte. Saindo da capital baiana o aventureiro pode pegar um dos ônibus da linha Real Express. Chegando à cidade destino, você encontra transportes regionais para o Vale do Capão.

Outra opção para quem está saindo da capital é o transporte aéreo. A Trip conta com uma rota especial para o Aeroporto Internacional da Chapada Diamantina, localizado na cidade de Lençóis. Média de preço R$ 100,00.

Mas se gosta mesmo é de conforto, faça todo trajeto com seu carro. O viajante deve seguir em direção a Feira de Santana, pela BR-324, em seguida, continuar pela BR 242, seguir em direção a Brasília. Passando por Itaberaba e pela entrada de Lençóis, chega-se a Palmeiras. Daí, para chegar ao Vale do Capão, deve-se seguir pela estrada de “Caeté-Açú.
O Capão fica localizado no meio das montanhas, por isso leve agasalhos para noite, mas durante o dia use roupas largas e frescas.

Para hospedar-se pode escolher entre as casas populares e os campings espalhados por toda região.

Separe o primeiro dia de sua viagem para conhecer a Cachoeira da Fumaça. O caminho é bem extenso e chega a durar cerca de 2 horas. Com pedras no meio do caminho e alguns rios para atravessar, você precisa estar com muita disposição para chegar até o topo, são cerca de 6 km. O pico máximo da cachoeira chega a 380 mts, mas se quiser pode continuar a caminhada e subir mais alguns metros, atingindo a marca de 1.350 mts.

Na descida de volta para o acampamento, aproveite as piscinas que se formam nas cabeceiras dos rios. Não fique assustado com a cor da água. Lá tem muito ferro por isso ficam avermelhadas.


Dicas:
Leve uma sunga ou biquíni para aproveitar os momentos nas piscinas naturais. Se prepare, a água é muito gelada

No segundo dia faça uma trilha menos cansativa, mas nem por isso menos importante. A caminhada para as cachoeiras da Purificação e Angélica garante aos aventureiros momentos de lazer e descontração.

Dicas:
Alugue um carro para chegar até a entrada da trilha. O trajeto é muito grande e juntando uma galera não fica tão caro. Use tênis confortável, evite utilizar sandálias.

Aproveite o terceiro dia para conhecer o Morrão. A caminhada para chegar ao topo dura cerca de 3h. Diferente da Cachoeira da Fumaça, a maior parte da caminhada é em área plana, porém a subida é bem inclinada e exige um maior condicionamento físico. Chegando no topo, não vai se arrepender do esforço que fez. A vista é magnífica e deixa qualquer um encantado.


Dicas: Use tênis de caminha e calça folgada.

No seu último dia, não faça tanto esforço. Procure uma caminhada mais leve. O Capão tem várias opções. Escolha a melhor de todas e relaxe o máximo que puder. Riachinho, Poço do Gavião e Gerais do Vieira são algumas opções.

Alimentação:

A gastronomia do local é bem natural. Tudo é voltado para os vegetais e frutas. Lá não encontrará pizza de calabresa, mas uma com cenoura e banana. Se quiser poderá comprar produtos industrializados no mercado.

Dicas Finais:

Não esqueça de levar máquina fotográfica, e uma boa quantidade de pilhas. Se for recarregável leve o carregador porque os campings contam com energia elétrica;

Se for de carro, fique ligado. O último posto de gasolina fica na cidade de Palmeiras, por isso não deixe seu carro entrar na reserva. Se puder leve combustível;

No Vale do Capão não tem agência bancária e, com exceção do mercado, os outros lugares não aceitam cartão de débito ou crédito;

O transporte regional está sempre disponível no horário de chegada dos ônibus com destino a Palmeiras. Se for de avião terá que esperar na rodoviária até a chegada de um automóvel;

Alguns aparelhos de celular não pegam no local por isso evite esse peso no bolso. O Vilarejo conta com um telefone público na praça central.

Após todas essas dicas ainda vai passar suas férias em casa?

Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir