domingo, 19 de abril de 2009

Solte sua voz, com moderação

Por: Elias Rezende - eliastere@gmail.com

Dia (16/04), comemora-se o dia mundial da voz. Nessa data, especialistas da área trazem à comunidade várias palestras e consultas gratuitas, para conscientização e conservação da fala. A falta de cuidados com as cordas vocais pode ocasionar várias doenças, como: Rouquidão, Câncer de Laringe, Refluxo e Papiloma. Em várias cidades do Brasil, haverá movimentação para transmitir à sociedade quais os cuidados básicos que se deve ter.

Muitas pessoas utilizam a voz como ferramenta de trabalho. Cantores, atores, operadores de telemarketing e professores são algumas profissões que usam as cordas vocais como instrumento. Essas pessoas necessitam de um tratamento com especialistas da área.

Quem nunca se deparou com locutores, que ficam divulgando promoções e descontos em mercados e lojas? Essas pessoas, assim como os outros profissionais, necessitam tomar muito cuidado, e ter algumas precauções, caso contrário, correm risco de ter um envelhecimento precoce das cordas.

Se você faz parte do grupo de pessoas que gosta de cantar, ou tentar chegar ao timbre de voz do seu cantor ou ator favorito, tome cuidado, sem um preparo, você também pode estar prejudicando a vida útil da voz. Quanto à alteração na sua fala, fique tranqüilo. Segundo especialistas, conforme os anos vão passando, é normal que sua voz sofra alterações, podendo ficar mais grossa ou mais fina.

Gengibre, pastilhas, um copo de água morna pela manhã, são alguns mitos criados pela sociedade. Já choques térmicos com líquido muito quente, ou muito gelado, pode sim causar a perda ou rouquidão da voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário