sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Negritude comemora assinatura de estatuto

Por: Elias Rezende - eliastere@gmail.com

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, Lula assina hoje (20), às 16h, o Estatuto da Igualdade Racial. O presidente escolheu Salvador, maior comunidade negra do Brasil, para comemorar a data.

Luís Inácio Lula da Silva desembarcou na noite de ontem (19), na base área de Salvador e foi recepcionado pelo governador, Jacques Wagner, e Mahmoud Abbas, autoridade palestina.

O presidente assinará o estatuto que determina a data como feriado nacional e também a regularização da posse de mais de 340 mil hectares de terras em todo o país para as comunidades quilombolas. Estas são áreas dos antigos quilombos, onde hoje vivem os descendentes de escravos fugitivos. Na Bahia, 137 famílias de três serão beneficiadas.

Há sete anos foi criada a lei que institui o dia 20 de novembro como lembrança à luta e morte de Zumbi dos Palmares, morto em 1695. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. No primeiro ano, 2003, apenas 260 cidades aderiram o dia como feriado municipal.

Como a capital baiana já tem dois feriados municipais, São João (24/06) e Nossa Senhora da Conceição da Praia (08/12), a prefeitura não pôde comemorar a data.

Em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus o feriado é seguido à risca, mas só a partir do ano que vem será comemorado em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário