domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tin, tin! Happy New Year!




Por: Elias Rezende - eliastere@gmail.com

O Réveillon é último momento do ano para refletir sobre as ações realizadas e, claro, brindar a vida ao lado dos amigos e familiares. Para que a ocasião se torne inesquecível é necessário escolher a bebida ideal, os mais consumidos são os champagnes, prosecos e sidras.

O vinho espumante é um método importado da França, mesmo local onde surgiu o nome Réveiller, no Brasil Reveillon, que significa despertar.

Diferença entre Proseco e Champagne

Segundo a consultora Scheila Bulhões, as diferenças mais marcantes estão na região onde são produzidos e as uvas que são feitas, além do modo de produção. O proseco é uma casta muito produzida na Itália, principalmente nas regiões de Valdobbiadene e Conneglione, em seu processo de produção é transformado diretamente em espumante. Já o Champagne, produzido na França, é feito com três uvas (uma uva branca e duas tintas), não importando o percentual de cada uma delas, são: chardonnay, pinot noir e pinot manier. Ambos têm as bolinhas, dito perlage, são nas bolhas que se percebe a qualidade do espumante. Quanto mais fina e constante, melhor a qualidade do produto.

Outra dica é na hora de abrir a garrafa. O ideal é que não se agite a garrafa, que faça menos movimento possível durante o processo de extração da rolha. “Depois de retirado o papel que envolve a gaiola que protege a rolha, retira-se a mesma apoiando com o dedão a rolha, para que a pressão não expulse a rolha de uma vez. É melhor segurar o fundo da garrafa com uma mão e com a outra segurar forte a rolha”, fala Sheila..

Tipo de taça

É importante também ficar ligado na taça que vai escolher para a comemoração. “A mais indicada para o champagne é a do tipo flute. Uma taça longa e estreita com pé mais comprido para que a mão não aqueça o produto. Já que a bebida deve ser servida bem gelada”, ensina.

E para a virada do ano Sheila recomenda o Casa Valduga Premium Brut, um espumante nacional produzido a partir das uvas hardonnay e a pinot noir, através do método champanoise / tradicional. Com preço de venda aproximado em R$ 38,00.

Onde Encontrar:

Casa dos Vinhos

Av Jorge Amado, s/n, lote 117 Qd 15 B - Imbuí
(71) 3231-5848 / 3231-6793

Grand Cru

Rua Minas Gerais 195 - Pituba
(71) 3231-1933 / 3230-7229

Nenhum comentário:

Postar um comentário