domingo, 28 de junho de 2009

Condomínios de Salvador viram verdadeiros arraiais

Por: Elias Rezende - eliastere@gmail.com

Em condomínios de Salvador, é comum encontrar grupos que se reúnem para lembrar a maior festa regional do Brasil

O clima junino extrapola os limites no interior e vem bater na porta da capital. Em condomínios de Salvador, é comum encontrar grupos que se reúnem para lembrar a maior festa regional do Brasil. No Marina Riverside, na Estrada do Coco, não é diferente.

Lá a comissão organizadora da festa é liderada por Silvio, que é o responsável pela administração do condomínio. Tudo que diz respeito à comemoração é previamente votado pelos condôminos. A festa até já virou tradição - há quatro anos eles realizam o encontro junino. “Ela serve para unir as pessoas e cria vínculos”, disse Silvio.

Para funcionar bem, é preciso eleger uma comissão para planejar a festa. Cada detalhe deve ser lembrado, nada deve ficar de fora. Comidas, bebidas e ornamentação são elmentos essenciais. Segundo Silvio, em média, as festas do Marina Riverside costumam agrupar cem pessoas e ocorrem perto da data de São João.

Custo - São necessários cerca de R$ 2 mil para a produção do evento. O dinheiro é usado para os “comes e bebes”, para a contratação da banda e ornamentação. O valor é arrecadado com a venda de mesas. Cada uma custa R$ 40. “Apesar de ser uma festa restrita para os moradores, eles acabam levando amigos, primos e namorados para a comemoração”.

Ornamentação - Silvio não esconde que capricha na ornamentação. O administrador do Marina Riverside costuma comprar palha, chapéu, balões e bandeirolas, além de outros ornamentos. Têm ainda as barracas com comidas típicas, espalhadas pelo local da festa, e uma fogueira bem no centro do evento, para alegria de crianças e adultos.

Comidas e bebidas - Como o condomínio conta com moradores de diversos lugares do Brasil e até de outros países, Silvio procura fazer comidas que agradem a todos os estilos. Amendoim, pamonha, bolo de laranja e canjica são algumas guloseimas que não podem faltar. Já licores e vinhos são peças-chave para compor a mesa da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário